5 motivos que me fizeram escolher a UFRJ

Perto de completar 100 anos, UFRJ pretende atender à distância ...

Olá, meu povo. Há uns dias eu compartilhei com vocês a minha felicidade de finalmente ter conseguido passar para a Universidade Federal do Rio de Janeiro, mais conhecida como UFRJ.

A emoção de passar para para qualquer universidade federal já é enorme, porquê sabemos o peso que uma instituição dessas tem nas nossas vidas, seja profissional ou pessoal, mas passar para a universidade federal que você tanto sonhou é ainda maior.

Dito isto, me surgiram vários questionamentos: afinal, porquê eu quero mesmo a UFRJ? O que tem lá que desperta tanto o meu interesse? Então eu coloquei a cabeça para funcionar e listei 5 motivos que me fizeram escolher a UFRJ para me formar.

1 – História

Para quem não sabe, a UFRJ foi precursora de várias inovações na educação superior. Foi a primeira universidade federal do país e, por isso, é a mais velha e moldou o conceito de universidade federal que temos hoje. Fora isso, a história de criação da UFRJ coincide com a formação do estado do Rio de Janeiro e todo o movimento de modernização.

2 – É referência nos estudos das ciências humanas

Sabemos que a ciências humanas anda lentamente no nosso país, pois o governo não ajuda muito o seu desenvolvimento, mas pesar desse panorama, a UFRJ se mantém forte na produção de pesquisas nessa área. Sendo referência tanto em graduação como pós-graduação.

3 – É no Rio de janeiro

Esse motivo eu sou suspeita a falar porquê se tive outra vida, com certeza nela eu fui carioca, pois sou apaixonada pelo Rio. Tudo nele é completamente envolvente e a UFRJ é justamente no Rio hahaha.

4 – Possibilidades de diferentes pesquisas

Se você olhar o programa de pós-graduação em letras, por exemplo, verá a infinidade de linhas de pesquisas existentes, realidade que não existe em todas as federais do país. Aqui no Ceará, a pós em letras conta com apenas uma área de conhecimento e só 3 linhas de pesquisa; na UFRJ existem mais de 3 areas de conhecimento cada uma com suas linhas de pesquisas distintas. Ou seja, existe bem mais possibilidade de pesquisa em temas diferenciados.

5 – Sempre está no top 3 das melhores do Brasil

Todos os anos existem diversos rankings universitários que elegem as melhores universidades do Brasil e advinha, a UFRJ sempre se mantém em algum lugar do pódio, disputando com a USP e a UNICAMP. Isso aumenta o reconhecimento social da instituição e, por consequência, de seus alunos e professores.

Foram isso, existem vários outros motivos que fazem da UFRJ esse local tão amado e tão sonhado por mim, mas eu quis ser bem específica e pessoal nessas questões.

E você, qual universidade sempre sonhou em estudar?

Conta pra mim.

Bjus 🙂

Deixe um comentário